Ser catequista é um chamado de Deus

Notícias e Novidades

Ser catequista é um chamado de Deus

14/02/2024 às 14:00.

Ser catequista é um chamado de Deus.

“ Como são belos os pés dos que anunciam o Evangelho”. Rm. 10;15

Formação Catequistas –  21 de Fevereiro de 2024.      Pe. Roberto

A pessoa que responde profundamente ao chamado de ser catequista, conhece por si mesmo a beleza e a alegria dessa missão. A vocação é um Dom de Deus. É uma missão que envolve a nossa vida. Não é um simples exercício, um fazer por fazer, mas um compromisso. Uma opção.  O catequista vive profundamente aquele ensinamento que o próprio Jesus Cristo, nos ensinou: “Vós sois o sal da terra”; “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,13-14). Segundo o Papa Francisco, “O catequista caminha a partir de Cristo e com Ele, não é uma pessoa que parte de suas próprias ideias e gostos, mas se deixa olhar por Ele, porque é este olhar que faz arder o coração. Quanto mais Jesus toma o centro da nossa vida, mais nos impulsiona a sair de nós mesmos”.

Todo o SER catequista, para iluminar, precisa ter experimentado a luz de Jesus no seu pensamento e no seu coração. Necessariamente, precisa ter algumas virtudes. Uma delas é a coragem. Coragem para falar a Verdade. Ensinando a doutrina da Igreja e demonstrando, com base nela, o grande amor de Deus, nosso Pai, que se manifesta no zelo e cuidado pela Mãe Igreja. Neste mundo marcado pela negação da Verdade, da incredulidade ao sagrado e dos relativismos, é fundamental e indispensável um grande ato de AMOR fazer conhecer JESUS:  “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14,6).

O catequista possui dons que não imagina! Com seu testemunho e sua dedicação em ensinar, ele traz uma presença tão forte de Deus que as famílias e a comunidade verdadeiramente se transformam. É como uma pandemia do bem, começa pequena e toma conta de tudo. Lembramos que é importante que existam catequistas de todas as formas, por exemplo:  Jovem, casado (a),  solteiro (a),  empresário, enfim. Catequista que é vovó, que é mamãe. Pois, cada um, no seu estado de vida e com a sua história de fé. Estar consciente da fé que vive e professa, é essencial na transmissão da fé, missão tão primária da Igreja. Coragem! Deus precisa de VOCÊ, meu irmão e minha irmã. GRATIDÃO pelo vosso SIM!! Peçamos a nossa Mãe, Nossa Senhora, que nos abençoe nessa belíssima Missão. Em nome do PAI e do FILHO e do ESPIRITO SANTO! AMÉM!

CATEGORIAS:

Todas as Postagens