Campanha da Fraternidade 2024

Campanha da Fraternidade 2024

14/02/2024 às 09:36.

TEMA E ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

Inspirada na encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti, a edição de 2024 da Campanha da Fraternidade seguirá o tema “Fraternidade e amizade social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Foram divulgados o cartaz e a oração da campanha também.

Segundo Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2024 refletem a preocupação do episcopado brasileiro em aprofundar a fraternidade como contraponto ao processo de divisão, ódio, guerras e indiferença que tem marcado a sociedade brasileira e o mundo.

Elementos do Cartaz da Campanha da Fraternidade 2024

No cartaz a comunidade é representada por uma casa, local onde são acolhidos os irmãos e irmãs para a partilha do alimento e da vida. Ao redor de uma mesa se encontram personagens de diferentes etnias e idades, remetendo à amizade de Deus com os homens. A celebração da fé ao redor de uma mesa, com pão, vinho e fraternidade, é o principal símbolo da comunidade. Além disso, os alimentos na mesa recordam as refeições de Nosso Senhor Jesus Cristo. Já as janelas indicam uma casa aberta aos desafios do mundo e da realidade.

O Papa aparece no centro da cena, apoiado em sua bengala, expressando que, apesar de suas limitações, ele propõe ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti, mostrando que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.

Na arte, Francisco utiliza a cruz de Dom Helder Camara, recordando as semelhanças entre esses dois homens de fé que tanto colaboraram e colaboram com a história da Igreja no Brasil e no mundo. O cartaz também é um convite para que os fiéis participem da Campanha da Fraternidade de forma concreta em 24 de março de 2024, Domingo de Ramos.

Fonte: Gaudium Press

ORAÇÃO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo e os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito!

Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão.

Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa-Nova do Evangelho!

Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, eduque-nos para fazermos vossa santa vontade! Amém.