Conselho de Leigos da Diocese de Caxias do Sul

Conselho de Leigos da Diocese de Caxias do Sul

30/04/2024 às 15:17.

Primeiro encontro do Conselho de Leigos da Diocese de Caxias em 2024 reflete sobre a Igreja com a figura da tenda

O Conselho de Leigos da Diocese de Caxias do Sul esteve reunido, na manhã do sábado, 27 de abril, para o seu primeiro encontro de 2024. A atividade, no Centro Diocesano de Formação Pastoral (CDFP), retomou o processo da sinodalidade a partir da inspiração que também baseia a construção das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE): "Alarga a tua tenda".

A equipe de coordenação do Conselho de Leigos conduziu a dinâmica de apresentação e integração, além do trabalho de grupo e da partilha. De acordo com a coordenadora, Daiane Bristot, a proposta da tenda tem como objetivo alargar o espaço das paróquias e comunidades para acolher novos filhos que querem ser Igreja. "Queremos pensar pensar qual o papel do leigo na Igreja e na sociedade. Somos Igreja no mundo e, por isso, precisamos dar testemunho e viver a Igreja nos espaços eclesiais e na sociedade".

O coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Inácio Pereira, também esteve no encontro. Ele partilhou a importância e a necessidade da conversão pastoral, como aponta o Papa Francisco, além de pontuar sobre a importância da vocação dos leigos e leigas. Entre as ações previstas pelo Conselho de Leigos para 2024 estão momentos de formação e um novo encontro marcado para 28 de setembro.