15/05/2020 - Comentário ao Evangelho do VI Domingo da Páscoa   // Palavra do Sacerdote

Comentário ao Evangelho do VI Domingo da Páscoa

15/05/2020.

Neste final de semana celebramos com toda a Igreja o 6º domingo da Páscoa e a liturgia nos apresenta o Evangelho de João 14, 15-21.

Tanto no começo como no fim do texto, Jesus fala do amor: Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. Para o cristão a observância dos mandamentos é o verdadeiro amar Deus. Não existe outra forma. Isso pode gerar em nós uma dúvida: quais são os mandamentos? Serão aqueles 10 do Antigo Testamento que conhecemos? Será o princípio de ajudar alguém necessitado? Não é simples assim, mas também não é difícil! Amar significa entregar toda a vida para Jesus e por causa d’Ele. É pôr em prática, com todas as nossas forças, o único mandamento do amor: “Amai-vos [entre todos vocês] como eu vos amei!” Não podemos nos contentar amando apenas a mensagem de Jesus, a sua vontade, as suas obras. Devemos amar a pessoa de Jesus Cristo. E isso nos exige radicalidade. Por isso devemos suplicar: Senhor ajuda-me a amar mais a Ti amando os irmãos! Podemos nos sentir fracos, débeis, não preparados para essa missão. Mas Jesus nos conhece. Sabe que somos fracos. Assim Ele mesmo roga ao Pai para enviar o outro Defensor, o Espírito Santo, para que permaneça conosco habitando dentro de nós. Este nos impulsiona, sobretudo quando nossas forças não conseguirem mais dar conta daquilo que temos a fazer. Não precisamos ter medo da missão que foi confiada a cada cristão. Precisamos confiar n’Ele! Porém não podemos esquecer: tudo isso só se realiza – em nós – se amarmos verdadeiramente Jesus.

Nesse tempo de pandemia confiemos ao Espírito Santo a humanidade inteira e supliquemos para que possamos aprender a amar Jesus nos rostos dos irmãos que sofrem de modo muito especial, hoje, pela realidade que vivemos. Amém.

Seminarista Cristian Fabiani