Casamento - Serviços

CASAMENTOS

1. Encaminhamentos

O primeiro passo a ser dado é agendar com a secretária da Paróquia a data do matrimônio e o Curso de Noivos. Este deve ser feito antes de procurar o lugar do momento social, para a confraternização. Se o casal desejar fazer o casamento religioso com efeito civil deverá encaminhar a documentação necessária no cartório e apresentá-la, posteriormente, na secretaria paroquial.

Documentos necessários:

a) Lembrança de Batismo (ou informar a igreja e a cidade onde foi batizado);

b) Certificado do Curso de Noivos;

c) RG dos Noivos;

d) Comprovante de Endereço;

e) Comprovante do Dízimo (do casal ou dos pais).

Contribuições:

1) Se for dizimista e contribuir com a taxa anual de no mínimo R$140,00; o valor da Igreja é R$ 280,00.  Será cobrado R$ 130,00 dos batistérios, totalizando R$ 410,00

2) Se ambos os noivos residirem em outra paróquia, haverá taxa de transferência no valor de R$ 170,00.

O encaminhamento do processo matrimonial deve ser feito com 90 dias de antecedência da data do matrimônio.

2. Horários

Sábados: 19h30min e 20h30min (outros horários conversar com o sacerdote).

A pontualidade é essencial, pois os atrasos, além de causar transtornos, serão considerados falta de sensibilidade religiosa.

3. Curso de Noivos

O casal deverá participar do Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial, conhecido como Curso de Noivos. Na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, este encontro acontece apenas uma vez durante o ano. O Curso de Noivos em 2024 será no dia 27/04/2024.

Mais informações com a secretaria paroquial pelo telefone (54) 3461.1476 ou 3461.6658

4. Orientações Gerais

1.   A Igreja e o cerimonial

Todas as igrejas da Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, estão à disposição para a realização do sacramento do matrimônio. Por causa do caráter litúrgico-sacramental a celebração do sacramento do matrimônio deve ser realizada sempre numa igreja. Não existe nenhuma possibilidade que a cerimônia seja realizada noutro local fora de uma igreja. A validade do Sacramento do Matrimônio também depende do lugar em que é realizado. Sempre em igrejas.

Para os casais que desejarem fazer ensaio na igreja, deverão agendar com antecedência na Secretaria Paroquial ou responsável pela igreja na Comunidade.

A decoradora é escolhida conforme a preferência dos noivos, porém, as mesmas devem respeitar as normas da igreja, as quais serão informadas posteriormente. Quando houver mais de uma celebração no mesmo dia, os casais devem combinar juntos, uma única decoração. Não é permitido jogar arroz, papel picado ou similar na igreja e na escadaria.

2. A cerimônia litúrgica do sacramento do matrimônio

Como todas as celebrações litúrgicas da Igreja, o Sacramento do Matrimônio tem seu rito próprio, que deve ser observado sem subtrações, alterações ou acréscimos desnecessários. Nunca é demais recordar que se trata de uma celebração religiosa, um momento de oração. Por isso, tudo deverá ser adequado a este fim e ajudar o casal a celebrar este momento único da sua vida. Não são permitidos “votos” dos noivos que não os votos previstos pelo rito da Igreja Católica.

Durante o cerimonial, os padrinhos ocuparão os primeiros bancos, à direita e à esquerda. Recomendamos o número máximo de 5 casais de padrinhos para cada noivo, incluídas as testemunhas do processo civil, quando houver.

3. Músicas

As músicas devem ser adequadas para a celebração litúrgica, por isso, devem ser músicas católicas ou clássicas. Podem ser cantadas ou somente instrumentais. Na bênção das alianças a música deverá ser sempre a Ave-Maria. Se o casal optar por música ao vivo, estes profissionais também deverão seguir estas orientações.

Sugestões:
Cinco músicas:
1. Entrada dos padrinhos, pais, noivo, aias, damas e pajens, se houver. (É possível também uma música específica para a entrada do noivo, se desejar.);
2. Entrada da noiva;
3. Bênção das alianças (Ave-Maria);
4. Assinatura do proclamas;
5. Saída.

Fotografia e filmagem: fica a cargo dos noivos, respeitando sempre o cerimonial litúrgico.

4. Casamentos com cerimônia simplificada

O casal pode optar por realizar uma cerimônia de casamento simples. Nesta modalidade são dispensadas as entradas, as músicas e a decoração da igreja. Se o casal desejar podem fotografar ou filmar. Além dos horários convencionais, pode ser celebrado num dia da semana, normalmente após a missa das 18h ou no sábado pela manhã, às 11h. Basta que estejam presentes os noivos e duas testemunhas (padrinhos). Será cobrado do casal os documentos referentes ao processo matrimonial.

Secretaria Paroquial
Contatos: (54) 3461-1476 ou 3461-6658